VISITAS

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Passo-a-passo - Impermeabilização de piscina

 

tirinhatirinha  tirinha
tirinha

♣♣♣♣♣

avatar Essa eu já havia mostrado antes, mas pela revista equipe de obra o trabalho ficou bem ilustrado, prático e interessante confira!

Impermeabilização de piscina

Veja como garantir a estanqueidade das piscinas com a aplicação de argamassa polimérica

Existem diferentes sistemas de impermeabilização para piscinas enterradas no solo com acabamento cerâmico. Os mais comuns são as mantas asfálticas e as argamassas poliméricas.

As argamassas são compostas por resina acrílica (líquida) e por cimento (pó). Para prepará-las, basta misturar os dois elementos manualmente ou com uma pá mecânica.

Dependendo do tipo e da proporção de resina na mistura, é possível obter argamassas mais ou menos flexíveis. No passo a passo a seguir, a piscina será impermeabilizada, primeiramente, com uma argamassa mais rígida e, em seguida, com um tipo de argamassa mais flexível.

Segundo a engenheira Maria Amélia Silveira, da fabricante Viapol, a aplicação do primeiro tipo de argamassa faz uma "pré-selagem" (estucamento) da superfície e impede a entrada de água de fora para dentro da piscina. Em locais com forte pressão de água do subsolo, é preciso aplicar até três demãos de argamassa para estucamento. Já a argamassa polimérica flexível tem a função de "impermeabilizar a estrutura acompanhando as movimentações no caso de piscinas feitas em blocos estruturais, mais deformáveis do que o concreto", explica.

Ferramentas e Epis

Marcelo Scandaroli

Talhadeira ou ponteiro, broxa, pá mecânica, trincha, colher de pedreiro, óculos de proteção, luvas de raspa ou borracha, capacete e botas de segurança.

Passo 1

Fotos: Divulgação Viapol

Certifique-se de que a piscina esteja com os dispositivos de drenagem e aspiração, iluminação e ralos devidamente instalados e chumbados.

Passo 2

Fotos: Divulgação Viapol

Usando argamassa comum faça uma meia-cana nos encontros entre o piso e as paredes da piscina. Isso vai facilitar a aplicação da impermeabilização e ajudar na acomodação da tela de poliéster.

Passo 3

Fotos: Divulgação Viapol

Verifique se o concreto está limpo, sem manchas de óleo, poeira, restos de madeira ou de outros materiais usados na construção. Em caso de piscina de alvenaria armada, pode ser necessário aplicar argamassa de regularização.

Passo 4

Fotos: Divulgação Viapol

Com uma talhadeira ou um ponteiro faça um rebaixo de pelo menos 2 cm junto aos dispositivos da piscina, para permitir um melhor arremate da impermeabilização.

Passo 5

Fotos: Divulgação Viapol

Umedeça a superfície com uma broxa, para facilitar a aderência da argamassa polimérica. Cuidado para não encharcar a área. O excesso de água pode comprometer a aderência e a ação do produto.

Passo 6

Fotos: Divulgação Viapol

Prepare a argamassa polimérica semirrígida (menor grau de flexibilidade) misturando a resina com o cimento. Nunca adicione água à argamassa polimérica e lembre-se que o produto deve ser aplicado assim que a mistura estiver pronta.

Passo 7

Fotos: Divulgação Viapol

Com uma trincha, aplique a argamassa polimérica em torno dos dispositivos da piscina.

Passo 8

Fotos: Divulgação Viapol

Aplique a primeira demão de argamassa polimérica nas paredes e no chão da piscina para a pré-selagem.

Passo 9

Fotos: Divulgação Viapol

Coloque a tela de poliéster sobre o rodapé da piscina e ao redor das tubulações. Essa tela absorve pequenas movimentações e impede rompimentos. Como prevenção, a tela pode ser aplicada sobre toda a superfície da piscina.

Importante

» A tela deverá ser completamente  coberta pela argamassa polimérica nas demãos seguintes
» Para evitar falhas ao colocar um pedaço de tela ao lado de outro, deixe sempre uma sobreposição de 10 cm entre eles
» Nunca use água para "colar" a tela à superfície

Passo 10

Fotos: Divulgação Viapol

Aplique pelo menos duas ou três demãos de argamassa polimérica elástica (com fibras), mais flexível. Após cinco dias a superfície está pronta para o teste de estanqueidade, que dura cerca de 72 horas.

Atenção

» Aguarde cerca de um dia para aplicar cada demão. Em caso de piscinas menores e em dias mais quentes, pode-se aplicar até duas demãos, a primeira no período da manhã e a segunda durante a tarde.
» Após o teste de estanqueidade, aplique o chapisco nas paredes da piscina.
» Sobre o chapisco, coloque a proteção mecânica, com tela galvanizada ou plástica (reboco armado). Essa estrutura vai proteger o sistema de impermeabilização da piscina.

Passo 11

Fotos: Divulgação Viapol

Caso queira reforçar a vedação ao redor dos dispositivos da piscina, aplique mástique (selante para vedação elástica) nessas áreas, usando uma pistola.

Passo 12

Fotos: Divulgação Viapol

Faça o acabamento do mástique ao redor dos dispositivos. A piscina está pronta para receber o acabamento final com azulejos.

Apoio técnico: arquiteto projetista Sérgio Cardoso Pousa (Proiso Projetos e Consultoria Ltda.), Viapol (engenheira Maria Amélia Silveira).

Revista Equipe de Obra | Passo-a-passo - Impermeabilização de piscina | Construção e Reforma

fonte; Revista Equipe de Obra | Passo-a-passo - Impermeabilização de piscina | Construção e Reforma

Postar um comentário